O que são Problemas na Integração Visomotora?

A capacidade de coordenar o movimento da mão guiado pela visão, também conhecida como coordenação olho/mão, é essencial para uma série de atividades motoras complexas. Crianças que apresentam dificuldades nesta área podem encontrar problemas ao escrever, desenhar, apanhar uma bola, atar seus sapatos e em outras tarefas que exigem coordenação visual e motora.

Esses problemas muitas vezes passam despercebidos até que a criança comece a frequentar a escola e apresente dificuldades em atividades que exigem habilidades motoras finas, como escrever ou desenhar figuras simples. É importante ressaltar que o défice não está necessariamente relacionado com problemas de visão ou de controle motor, mas pode estar no mecanismo que permite que o sistema visual e motor trabalhem em conjunto. Para ajudar a promover o desenvolvimento da integração visomotora em crianças, recomendamos a consulta do Guia do Desenvolvimento da Integração visomotora.

A importância dos alicerces da escrita.

A habilidade da escrita é, na verdade, mais complexa do que muitas pessoas imaginam à primeira vista. Com a ênfase cada vez maior em iniciar a educação das crianças o mais cedo possível, frequentemente subestima-se a importância dos primeiros contatos da criança com o instrumento da escrita. Coisas como colorir dentro das linhas, decalcar formas simples ou fazer desenhos são, na verdade, os verdadeiros alicerces para a posterior escrita de letras e palavras. Dominar essas habilidades iniciais é fundamental para permitir que as crianças se concentrem no conteúdo da escrita, ao invés de gastar tempo e energia na mecânica de segurar um lápis. É importante enfatizar que existem técnicas específicas que podem ser usadas para aprimorar a habilidade de segurar um lápis, sendo a mais eficiente conhecida como "pega tripoide dinâmica" e suas variantes. A "pega tripoide dinâmica" envolve o uso dos dedos polegar e indicador para segurar o lápis, com o dedo médio apoiando-o por baixo. Esses três dedos trabalham em conjunto para criar uma espécie de tripé que dá maior estabilidade e precisão ao movimento da escrita. Ao dominar essa técnica, as crianças conseguem escrever com mais fluidez e confiança, permitindo que sua criatividade e ideias sejam expressas de forma mais eficaz na página.

Infelizmente muitos alunos têm dificuldade em pegar no seu instrumento de escrita de uma forma eficiente e apresentam diferentes variações.

Qual a razão para a criança não saber pegar no lápis?

Existem várias razões pelas quais uma criança pode ter dificuldades em segurar um lápis corretamente. Uma causa comum pode ser a exposição excessiva a atividades de escrita antes de suas mãos estarem totalmente desenvolvidas para essa tarefa. Infelizmente, isso tornou-se cada vez mais comum, à medida que os pais tentam preparar os seus filhos para a escola o mais cedo possível, muitas vezes ignorando o desenvolvimento motor necessário para segurar e manipular objetos com precisão.

É crucial que se faça a correção desses maus hábitos de segurar o lápis o mais cedo possível, pois muitos estudantes já desenvolveram esses padrões de comportamento inadequados antes mesmo de entrarem no jardim de infância. Quando a criança aprende a segurar o lápis corretamente, ela tem mais facilidade em desenvolver habilidades de escrita efetivas e eficientes, o que contribui significativamente para o seu sucesso acadêmico e desenvolvimento geral.

Uma solução que pega sempre bem.

Existem várias pegas para lápis no mercado que podem ser úteis para ensinar a criança a segurar o lápis de uma forma mais eficiente. Há muitos tipos diferentes de apertos disponíveis. Para um aperto de lápis ser eficaz, o aluno precisa estar envolvido na sua escolha e compreender a importância de usá-lo.

Ao sentar, assentar bem esta ideia!

Um aspeto muitas vezes negligenciado na aprendizagem da escrita é a postura durante o ato de escrever. A má postura pode resultar em uma série de problemas visuais e de coluna, sendo que as doenças que afetam a coluna são uma das principais causas de incapacidade física em Portugal. Para evitar esses problemas, é importante que a criança adote a posição correta ao escrever. Isso significa que o tornozelo, joelho e quadril devem formar um ângulo reto de 90 graus, enquanto os antebraços repousam confortavelmente sobre a mesa. A altura da mesa também é crucial para manter uma postura adequada - o topo da mesa deve estar cerca de 5 centímetros acima dos cotovelos quando os braços estão ao lado do corpo. Por isso, é essencial que a mesa seja ajustada para a altura adequada da criança.

A coordenação visomotora pode ser melhorada através de treino.
O futuro pode desenhar-se mais feliz!

  • Para ensinar os primeiros traços, faz sentido desenhá-los dentro do contexto. Por exemplo, para as linhas verticais faça um desenho de uma cerca sem os postes. Peça à criança que desenhe as linhas verticais depois de ter feito alguns, ou desenhe trilhos de comboio sem as travessas, carros sem pneus, etc... (Existem livros com atividades que incitam as crianças a "acabar o desenho").
  • Desenhar em grandes espaços, como num quadro de parede, quadro branco ou cavalete, ajuda as crianças a aprender sobre o movimento envolvido nas formas e traços que estão a desenvolver.
  • Desenhe formas dentro de caixas quadradas para usar os atributos de um quadrado como marcos. Por exemplo, corte a caixa a meio fazendo uma linha vertical no meio dela, a seguir trace uma linha horizontal para fazer uma cruz. Instrua a criança a desenhar uma linha diagonal de um canto ao outro e a seguir o mesmo no canto oposto, de forma a desenhar um X. Tente uma variedade de formas dentro de caixas. Lembre-se de incentivar a fazer os traços de cima para baixo - Isso vai ajudar quando começar a aprender a escrever letras.
  • Desenhar diagonais é o mais difícil de aprender. Jogue jogos que envolvam relações diagonais, como damas, jogo do galo ou 4 em linha.
  • Desenhe formas com um marcador, de forma a que a criança possa “traçar por cima”.
  • Livros para colorir: crianças com mais de 4 anos de idade devem ser encorajadas a colorir dentro das linhas.
  • Labirintos: trace o caminho em primeiro lugar com o dedo, em seguida com um lápis.

Outras atividades que não envolvem desenhos:

  • Qualquer jogo que envolva apanhar repetidamente uma bola é uma ótima maneira de melhorar a coordenação olho-mão. Quanto mais velha for a criança mais pequena deve ser a bola.
  • Jogos com raquetes (ténis, ping-pong, badmington) são uma ótima forma de melhorar a coordenação visomotora.
  • Jogos de dardos. Enquanto se tenta acertar no alvo, isso melhora a pontaria e aumenta a coordenação olho/mão.