A capacidade de coordenar o movimento da mão guiado pela visão, também conhecida como coordenação olho/mão, é essencial para uma série de atividades motoras complexas. Crianças que apresentam dificuldades nesta área podem encontrar problemas ao escrever, desenhar, apanhar uma bola, atar seus sapatos e em outras tarefas que exigem coordenação visual e motora.
Esses problemas muitas vezes passam despercebidos até que a criança comece a frequentar a escola e apresente dificuldades em atividades que exigem habilidades motoras finas, como escrever ou desenhar figuras simples. É importante ressaltar que o défice não está necessariamente relacionado com problemas de visão ou de controle motor, mas pode estar no mecanismo que permite que o sistema visual e motor trabalhem em conjunto. Para ajudar a promover o desenvolvimento da integração visomotora em crianças, recomendamos a consulta do Guia do Desenvolvimento da Integração visomotora.
A habilidade da escrita é, na verdade, mais complexa do que muitas pessoas imaginam à primeira vista. Com a ênfase cada vez maior em iniciar a educação das crianças o mais cedo possível, frequentemente subestima-se a importância dos primeiros contatos da criança com o instrumento da escrita. Coisas como colorir dentro das linhas, decalcar formas simples ou fazer desenhos são, na verdade, os verdadeiros alicerces para a posterior escrita de letras e palavras. Dominar essas habilidades iniciais é fundamental para permitir que as crianças se concentrem no conteúdo da escrita, ao invés de gastar tempo e energia na mecânica de segurar um lápis. É importante enfatizar que existem técnicas específicas que podem ser usadas para aprimorar a habilidade de segurar um lápis, sendo a mais eficiente conhecida como "pega tripoide dinâmica" e suas variantes. A "pega tripoide dinâmica" envolve o uso dos dedos polegar e indicador para segurar o lápis, com o dedo médio apoiando-o por baixo. Esses três dedos trabalham em conjunto para criar uma espécie de tripé que dá maior estabilidade e precisão ao movimento da escrita. Ao dominar essa técnica, as crianças conseguem escrever com mais fluidez e confiança, permitindo que sua criatividade e ideias sejam expressas de forma mais eficaz na página.
Infelizmente muitos alunos têm dificuldade em pegar no seu instrumento de escrita de uma forma eficiente e apresentam diferentes variações.
Existem várias razões pelas quais uma criança pode ter dificuldades em segurar um lápis corretamente. Uma causa comum pode ser a exposição excessiva a atividades de escrita antes de suas mãos estarem totalmente desenvolvidas para essa tarefa. Infelizmente, isso tornou-se cada vez mais comum, à medida que os pais tentam preparar os seus filhos para a escola o mais cedo possível, muitas vezes ignorando o desenvolvimento motor necessário para segurar e manipular objetos com precisão.
É crucial que se faça a correção desses maus hábitos de segurar o lápis o mais cedo possível, pois muitos estudantes já desenvolveram esses padrões de comportamento inadequados antes mesmo de entrarem no jardim de infância. Quando a criança aprende a segurar o lápis corretamente, ela tem mais facilidade em desenvolver habilidades de escrita efetivas e eficientes, o que contribui significativamente para o seu sucesso acadêmico e desenvolvimento geral.
Existem várias pegas para lápis no mercado que podem ser úteis para ensinar a criança a segurar o lápis de uma forma mais eficiente. Há muitos tipos diferentes de apertos disponíveis. Para um aperto de lápis ser eficaz, o aluno precisa estar envolvido na sua escolha e compreender a importância de usá-lo.
Um aspeto muitas vezes negligenciado na aprendizagem da escrita é a postura durante o ato de escrever. A má postura pode resultar em uma série de problemas visuais e de coluna, sendo que as doenças que afetam a coluna são uma das principais causas de incapacidade física em Portugal. Para evitar esses problemas, é importante que a criança adote a posição correta ao escrever. Isso significa que o tornozelo, joelho e quadril devem formar um ângulo reto de 90 graus, enquanto os antebraços repousam confortavelmente sobre a mesa. A altura da mesa também é crucial para manter uma postura adequada - o topo da mesa deve estar cerca de 5 centímetros acima dos cotovelos quando os braços estão ao lado do corpo. Por isso, é essencial que a mesa seja ajustada para a altura adequada da criança.